quarta-feira, 20 de julho de 2011

Resultados Questionário de Consumo Alimentar



   Vocês lembram do questionário que entregamos para os seus pais ou responsáveis preencherem? Pois então, agora chamem eles para ver os resultados que apresentaremos abaixo:
  
   Entre todas as turmas de 2º ao 5º ano da escola, analisamos os 180 questionários respondidos, sendo que 94 eram da manhã e 86 eram da tarde
           
1. Seu filho (a) costuma levar algum tipo de lanche para a escola? Se sim, qual a freqüência?
   Mais da metade respondeu que sim, sendo 53,9% do total de alunos. Em relação à frequência de levar os lanches perguntados, os resultados foram:

- balas, pirulitos e chicletes: a maioria respondeu que leva esse alimentos raramente ou nunca leva, e apenas 1 aluno de cada período respondeu que leva todos os dias.

- salgadinhos industrializados: a maioria (81,5% do total de alunos) respondeu que raramente ou nunca leva esse tipo de alimento. Apenas 1 aluno da tarde leva diariamente este tipo de lanche e 2 da tarde costumam levar 2 ou 3 vezes por semana.

- salgadinhos fritos: a maioria (mais de 80%) dos alunos respondeu que raramente ou nunca leva esses alimentos.

- refrigerante: a maioria (mais de 70%) dos alunos não tem o hábito de levar refrigerante para a escola. Porém, 3 responderam que levam todos os dias.

- bolacha recheada/ waffer: apenas pouco mais da metade dos alunos respondeu que nunca ou raramente leva esse tipo de lanche.

- sucos industrializados: 10 alunos do total de 180 levam como lanche suco industrializado todos os dias para a escola.

- chocolates: a maioria (79,4%) dos alunos raramente ou nunca leva esse tipo de alimento à escola.

2. Quando seu filho (a) leva lanche de casa, ele costuma comer a refeição oferecida na escola?
   Mais da metade dos alunos da manhã respondeu às vezes (53,8%), e 17,3% têm o hábito de consumir a merenda mesmo quando leva lanche de casa.

3. Seu filho (a) costuma comer a refeição oferecida na escola? Quantas vezes na semana?
   A maioria (88,3%) do total de alunos respondeu que sim e 10,6% respondeu que não.
   A maior parte dos alunos da manhã costuma comer a merenda escolar 3 vezes por semana (20,7%), enquanto a maior parte dos alunos da tarde costuma comer a merenda todos os dias (33,7%).

4. Qual a refeição que seu filho (a) mais gosta entre as oferecidas na escola?
   As respostas que mais apareceram entre os alunos da manhã foram arroz e carne moída.  Já entre os alunos da tarde, os alimentos mais citados foram sopa/ canja e bolo.

5. Qual a refeição que seu filho (a) menos gosta entre as oferecidas na escola?
   A maioria dos alunos da manhã respondeu mingau e sopa/canja e entre os alunos da tarde, os mais citados foram mingau, biscoito e marisco.

6. Seu filho (a) faz alguma refeição antes de ir para a escola? Se sim, qual? Em que horário? Quais os tipos de alimentos?
   13 alunos entre os 94 da manhã não toma café da manhã antes de irem para a escola, e apenas 1 aluno entre os 86 da tarde não realiza refeição antes de ir à escola.

7. Seu filho (a) costuma jantar em casa? Se sim, em qual horário? O que você costuma jantar?
   A maioria (93,6%) dos alunos da manhã tem o hábito de jantar e todos os da tarde tem o hábito de jantar.
   A maioria (35%) dos alunos janta entre 7 e 8 da noite. Um aluno da manhã e 3 alunos da tarde costumam jantar entre meia-noite e 1 hora da manhã.  
   Os alimentos mais citados entre os consumidos no jantar foram arroz, feijão, carne e salada em ambos os períodos (36,2%), seguido de macarrão, carne e suco (25,7%).
  Entre os alunos da manhã, outros alimentos bastante citados foram sopa/canja, pão e sanduíche. Outros bastante citados pelos alunos da tarde foram pão, sanduíche e leite.

8. Nos dias de semana seu filho (a) costuma tomar refrigerante? Se sim, qual a freqüência na semana?
   A maioria dos alunos da manhã tem o hábito de consumir refrigerante 1 vez por semana (36,9%), enquanto a maioria dos alunos da tarde consome 2 vezes por semana (34%). Ressalta-se que 8 alunos tomam refrigerante todos os dias.

9. Quando seu filho (a) almoça na escola às 10 horas, ele (a) costuma almoçar quando chega em casa às 12 horas? Se sim, quais os alimentos?
   Quase todos (91,6%) os alunos da manhã responderam que têm o hábito de almoçar em casa ao meio-dia quando almoça na escola às 10 da manhã.
   Quase metade (47,3%) dos alunos da manhã respondeu que costuma comer arroz, feijão, carne e salada, e 28,7% responderam que costumam comer macarrão, carne e suco. Foi respondido cachorro quente por 4 alunos (2,7%).

10. Você tem alguma sugestão para a melhoria da alimentação escolar de seu filho (a)? Se sim, coloque-a abaixo:
   A maioria dos pais ou responsáveis sugeriu mais opções de lanches (misto quente, pizza, pastel, cachorro quente, achocolatado, bolo, entre outros). Também foi pedido mais frutas, verduras e legumes, suco e salada de frutas.

Muito obrigado por terem respondido ao questionário!

   A seguir daremos algumas dicas importantes sobre alimentação:

- Incentive o seu filho a comer a merenda escolar, pois ela é saborosa, nutritiva, balanceada e adequada às necessidades nutricionais dele;

- É importante que seu filho não pule as refeições;

- Evite oferecer ao seu filho alimentos ricos em sódio (como salgadinhos de pacote, salsicha, miojo, caldo de carne pronto), em açúcar (como balas, pirulitos, chicletes, chocolate, refrigerantes, sucos industrializados) e em gordura (bolacha recheada, waffer, bolo, pizza, salgadinhos fritos, chocolate);

- Ao invés de oferecer sucos industrializados (de caixinha, em pó,...) e refrigerantes, prefira oferecer água e sucos naturais;

- Incentive o consumo de verduras e legumes, na forma de saladas, misturadas no feijão, na sopa, misturadas a outros alimentos;

- Incentive o seu filho a comer pelo menos 3 frutas por dia, variando os tipos e cores, preferindo as da estação.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Por que devemos comer frutas, legumes e verduras?




Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre as principais vitaminas e minerais que as frutas, legumes e verduras possuem:

Vitamina A: importante para a visão, pele, crescimento dos ossos e dentes e para a proteção do organismo. 

Vitamina B2: importante para produção de energia. 

Folato: importante na formação de novas células para o nosso corpo. 

Vitamina C: importante para a cicatrização, crescimento adequado dos ossos, fortalece a resistência contra infecções, ajuda o nosso organismo a absorver outros nutrientes, como por exemplo, o ferro contido no feijão. 

Vitamina K: importante para a coagulação do sangue e para os ossos. 

Potássio: ajuda no funcionamento normal do sistema nervoso e dos músculos e equilíbrio do organismo. 

Magnésio: é importante para os ossos e dentes, para o funcionamento adequado dos músculos, do sistema nervoso e ajuda a nos proteger contra doenças.

    Você viu como as frutas, verduras e legumes têm bastantes nutrientes para uma boa saúde? Para garantir que tenhamos todos os nutrientes, é importante variar os tipos e as cores, dando preferência para os vegetais da estação.


Uma dica: estamos na época de abóbora, acelga, alface, brócolis, cenoura, espinafre, rabanete, rúcula, salsa, tomate, abacate, banana-prata, laranja-pêra, mamão, maracujá azedo, melão amarelo, morango, tangerina e coco.

Aprenda e divirta-se com os vídeos abaixo: