quarta-feira, 16 de novembro de 2011



HORTAS  PODEM SER MAIS UM DOS PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A confecção de hortas possibilita uma alimentação saudável, nutritiva e que ajuda  o meio ambiente.  O cultivo de hortas nos aproxima do entendimento sobre  os alimentos regionais que são parte da cultura alimentar local.  Saber sobre  o cultivo destes  alimentos regionais é importante por que fazem parte de nossa história e precisamos garanti-los em nossas refeições.

Além disso, alimentos cultivados na horta de casa ou da escola são saudáveis por que  não contém agrotóxicos. Por meio das atividades em hortas, aprendemos a importância de separar o lixo orgânico para confecção do adubo, aprendemos  estratégias de cultivo  para evitar o uso de agrotóxicos, aprendemos  a importância do trabalho em equipe para obter uma horta bonita e que nos proporcione alimentos de qualidade, nos aproximamos dos temperos naturais  e sentimos os aromas, texturas e sabores  que podemos utilizar  na preparação de pratos reduzindo o consumo de sal. Os vegetais  nos ajudam a manter nossa saúde e prevenir doenças causadas por falta de vitaminas e minerais .


 No dia 03/11 a turma 31, da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro, realizou no laboratório de informática uma atividade de pesquisa sobre temperos naturais.
Na sexta-feira (04/11) a turma em conjunto com professores e estagiárias de nutrição da UFSC, confeccionou um mural cujo tema central foi a utilização de temperos in natura.  Para a confecção deste mural, utilizou-se temperos trazidos de casa pelas crianças e as informações pesquisadas no dia anterior.
Todos trabalharam juntos e no mural ficaram expostos os temperos: cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim  e orégano.

Então, agora vamos relembrar a importância dos temperos naturais?

Os temperos naturais são algumas plantas que dão sabor aos alimentos . Estes temperos são saudáveis, pois deixam a comida gostosa, assim não é necessário adicionar muito sal ao alimento.
Tais temperos também são ricos em minerais como cálcio, magnésio e potássio, bem como vitaminas A e C. Esses nutrientes são importantes para manter e recuperar a saúde do nosso corpo e mantê-lo em bom funcionamento.
Pelos nutrientes que os temperos naturais possuem e pelo sabor que adicionam aos nossos alimentos, esses temperos estudados pela turma são importantes para proteção contra doenças crônicas como a hipertensão ou pressão alta.
É importante resgatar alguns hábitos como os de nossos avós, que devido ao número menor de alimentos industrializados e mercados, plantavam, colhiam e utilizavam alimentos naturais.
Antigamente, não era comum o uso de temperos prontos, estes que hoje em dia são vendidos em tabletes, potes e saches, como os caldos de galinha, carne, misturas de sal e alho, temperos prontos para o arroz, entre outros.
Além dos hábitos alimentares também devemos lembrar que antigamente, andava-se mais a pé, havia menos carros, elevadores, isso fazia com que as pessoas se movimentassem mais e fossem menos sedentárias.
Com a revolução industrial e os avanços tecnológicos, vieram as adaptações à sociedade moderna, a busca pela praticidade.
Então, devido a grande oferta de alimentos industrializados e a praticidade, utilizamos esses diferentes temperos prontos, alimentos congelados, bebidas enlatadas, sem refletir sobre a origem e composição de tais alimentos.
Desta forma, muitas vezes abrimos mão do arroz com feijão, do pirão de peixe, pirão de feijão, da farinha de mandioca, das refeições feitas em família, dos demais pratos típicos da região, e assim deixamos de lado parte de nossa história e caminhamos em direção a uma sociedade não sustentável.
A comida regional brasielira é resultado da mistura de vários grupos étnicos que povoaram o nosso país (indígenas, italianos, africanos, japoneses, chineses). A cultura alimentar do nosso país foi desenvolvida com o tempo e é especial para o povo brasileiro de acordo com sua história, ambiente e dia-a-dia. Com o tempo os brasileiros vêm sendo influenciados pela mídia e pela indústria de alimentos, deixando de cultivar a sua cultura alimentar.
Além disso, o cultivo dessas plantas em uma horta em casa é uma forma de cuidar do ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece.
Para termos uma horta precisamos das plantas, da terra, da água e dos bichos que ali vivem. Para que tudo isso exista, é importante plantarmos, botar o adubo, regar as plantas e retirar o lixo, assim contribuímos para a nossa saúde e dos demais seres vivos que vivem na horta.

Vamos conhecer os temperos e suas particularidades?















Quer saber onde pesquisar mais? Busque nas referências abaixo.


Referências Bibliográficas:


ALEZANDRO, Marcela Roquim; et al. Commercial spices and industrial ingredints:evaluation of antioxidant capacity and flavonoids content for functional foods development. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, ano 31, vol.2, pág. 527-533, abr.-jun., 2011: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612011000200038

CARVALHO, André Furtado. . Ervas e temperos: cultivo, processamento e receitas. Viçosa: Aprenda Fácil, 2002. 269p

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética/ Sonia Tucunduva Philippi.. 2 ed. rev. e atual. Barueri: Manole, 2006. 402 p.

Alimentação e Nutrição: Caminhos para uma Vida Saudável – site do Projeto Educando com a Horta Escolar : http://www.educandocomahorta.org.br/ARQUIVOS/caderno%203.pdf

Aprendendo com a Horta Volume 1 site do Projeto Educando com a Horta Escolar: http://www.educandocomahorta.org.br/ARQUIVOS/caderno4a.pdf